Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade
A Igreja do século 18, localizada na Água de Meninos, está praticamente em ruínas, mas o local é habitado por uma comunidade pobre.
Em 1733, a Irmandade do Rosário e Santíssima Trindade arrendou um terreno da paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, para a construção de uma capela sob a invocação de N. S. do Rosário e Santíssima Trindade. Esse templo foi erguido na ladeira que dá acesso a Água de Meninos, acredita-se que ainda existem restos desta primeira construção.
Em 1739, a Irmandade optou por construir uma igreja maior, no local atual.
Em seu prospecto de 1800, Vilhena indica que ela era conhecida com Igreja do Rosário. Nesse prospecto, a Igreja é apresentada ainda sem torres e, nessa época, ela era uma capela da Paróquia do Pilar.
Em 1806, uma bula do papa Pio VII, extinguiu a antiga Irmandade, criando, em seu lugar, a da Ordem 3ª da Santíssima Trindade e Redenção dos Captivos.
Em 1877, a Ordem obteve da Presidência da Província a doação do cemitério do Bom Jesus e terrenos anexos.
Em 1888, a Igreja foi consumida por um incêndio, restando as paredes externas.
Possui três naves e sua fachada tem elementos em rococó e neoclássico. As imagens antigas foram retiradas. Em 1968, a torre direita desmoronou.
Desde 2000, está ocupada por uma incrível comunidade de moradores de rua. Eles publicam o jornal Aurora da Rua, vendem material para reciclagem e criam obras de arte.
Fica na Avenida Jequitaia, Água de Meninos.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Acima, a igreja da Ordem 3ª da Santíssima Trindade em fotografia antiga. Embaixo, a igreja na Água de Meninos, em 1860 (clique para ampliar).
A Igreja nos anos 1960 (ampliar)
A Igreja em 2012, em ruínas.
Primeira edição do jornal Aurora da Rua, publicada em 2007 pela comunidade local, que busca a reinserção social dos moradores de rua.
A Igreja em 2012. Acima, sua fachada atual, embaixo, seu interior.
Por Jonildo Bacelar
José Kalkbrenner Fº