Forte São Marcelo

 

O Forte São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, foi construído nos séculos 17 e 18 sobre um banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, em localização estratégica na Baía de Todos os Santos.

Sua planta é aproximadamente circular. Um torreão central é envolvido por um anel de mesma altura. Sua construção foi iniciada pelo engenheiro francês Felipe Guiton, depois substituído pelo engenheiro Pedro Garcin, também francês. Por volta de 1856, recebeu um farolete, depois retirado.

Em 1912, por uma ação truculenta do, então, Presidente Hermes da Fonseca, o Forte do Mar voltou seus canhões para a Cidade que deveria proteger e a bombardeou.

Mais: Bombardeio de Salvador

O local abriga hoje um centro cultural com exposições de objetos históricos.

 

Forte São Marcelo

 

Salvador

 

Copyright © Guia Geográfico - Fortaleza, Atrações Turísticas da Baía de Todos os Santos e Patrimônios Históricos da Bahia.

 

Trecho do litoral de Salvador, na entrada da Baía de Todos os Santos, com suas marinas. Percebe-se que o local tem excelentes recursos para a defesa da Cidade, considerando os parâmetros do século 17. O Forte do Mar atuava em conjunto com outros fortes instalados no litoral da Baía. Salvador foi invadida apenas uma vez. Foi pelos holandeses, em 1624, mas expulsos no ano seguinte. No século 18, Salvador, então capital do Brasil, era uma das cidades mais bem fortificadas do mundo.

 

 

Forte do Mar

 

Interior do Forte

 

 

Vista aérea do Forte do Mar (foto J. C. Almeida).

 

Forte Baia Todos Santos

 

Forte São Pedro

 

Forte Salvador

 

 

 

Mercado Modelo

 

Jota Freitas

 

 

 

R. Mendes

 

 

Salvador

 

Forte São Marcelo

 

 

Manu Dias