Arena Fonte Nova
As construtoras baianas Odebrecht e OAS uniram-se para erguer o novo estádio da Fonte Nova. Um belo e criativo empreendimento multifuncional. As obras foram iniciadas em agosto de 2010, após a implosão do antigo estádio, cujo material foi reciclado e reaproveitado no novo. Arena Fonte Nova foi inaugurada em abril de 2013 e recebeu vários jogos da Copa do Mundo 2014.
A Arena tem capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, com três anéis de arquibancada. Inclui 70 camarotes, restaurantes panorâmicos, quiosques de alimentação, museu e outros espaços. A Arena é multiuso, com infraestrutura para abrigar grandes palcos para shows e outros eventos de grande porte.
O projeto é dos arquitetos alemães Marc Duwe e Claas Schulitz e segue os padrões de sustentabilidade ambiental. A estrutura utilizada na cobertura reduz o consumo de aço entre 30% e 40%. A água da chuva será coletada da cobertura e reaproveitada. O aquecimento utiliza energia solar.
A Arena é administrada pela Fonte Nova Negócios e Participações, formada pelas empresas Odebrecht e OAS, que terá concessão de 35 anos. Após esse período, o empreendimento retornará para o Estado.
Fica junto ao Dique do Tororó.
O Antigo Estádio da Fonte Nova
(Estádio Octávio Mangabeira)
O antigo Estádio foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951, pelo governador Octávio Mangabeira (1886-1960), engenheiro, professor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Era um estádio olímpico projetado pelo arquiteto Diógenes Rebouças. Em 1971, foi ampliado, ganhando o anel da arquibancada superior.
O palco de quase 60 anos de emoções foi demolido em 29 de agosto de 2010, para dar lugar ao novo estádio.
João Ramos
Interior da Arena Fonte Nova.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Os orixás no Dique do Tororó, junto ao estádio.
Arena Fonte Nova
Ulisses Dumas
Ulisses Dumas