Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Os Salesianos de Dom Bosco (oficialmente Sociedade de São Francisco de Sales) é uma instituição católica, fundada em 1859, para educação e evangelização. Chegaram ao Brasil, em 1883, em Niterói - RJ.
As iniciativas para o estabelecimento dos Salesianos em Salvador tiveram início nos anos 1890. Lourenço Giordano foi o primeiro padre salesiano a chegar na Bahia, em 1897, vindo de Recife.
A Congregação adquiriu um terreno no bairro de Nazaré e iniciou a construção do prédio. Em novembro de 1899 o padre Luiz Della Valle tomou posse do novo estabelecimento e, em 11 de março de 1900 (último ano do século 19), foi solenemente inaugurado o Lyceu Salesiano do Salvador.
Os missionários salesianos estabeleceram a devoção à N. Sra. Auxiliadora no mesmo ano de fundação do Lyceu. O pavilhão central já estava pronto em 1910 ou antes, como mostra um antigo postal. O templo foi construído ao lado do Lyceu e consagrado em 1938, mas as obras continuaram até 1955, quando foram instalados os sinos da torre.
São cinco sinos, vindos da Alemanha. O maior deles pesa 1,3 toneladas e foi instalado com o auxilio de maquinaria da CHESF.
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora (Igreja do Salesiano) faz parte da Paróquia de N. Sra. de Nazaré. Fica na praça Conselheiro Almeida Couto, 374, em Nazaré. Posteriormente, foi construído o Salesiano Dom Bosco, na Paralela.
Acima, instalações do Colégio Salesiano, com a Igreja, ao fundo. À esquerda, a Igreja vista da Rua Chile, por volta de 1940. À direita, o interior da Igreja, em 2012.
Colégio Salesiano
Igreja do Salesiano em 2012.
Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora
Por Jonildo Bacelar
Divulgação