Praça da Sé
A Praça da Sé não existia até 1933, ano em que o antigo templo da Sé Primacial do Brasil foi demolido, com a desculpa de modernizar da Cidade, sob protestos de grande parte da população. O modernismo atingiu dolorosamente a mais antiga cidade do Brasil, quando políticos e empresários buscavam abrir ruas largas para passar bondes.
Até os anos '40, era um grande largo bem urbanizado. Depois foi reformada para se tornar o principal terminal de ônibus de Salvador. Por volta dos anos '90, foi construído um calçadão e a Praça deixou de ser terminal de ônibus.
Esse sítio histórico tem grande importância para a Cidade, desde sua fundação, em 1549. O local abrigou a primeira universidade do Brasil, os Estudos Gerais do Colégio dos Jesuítas da Bahia.
A Praça abriga o Palácio Arquiepiscopal, construído em 1707, antiga residência dos arcebispos e que tinha uma ligação física com a antiga Sé. O Palácio foi tombado em 1938 e não cumpre mais sua função original. A atual sede da Arquidiocese de São Salvador, fica no Garcia. Salvador foi a capital eclesiástica de todo o Brasil até 1892, quando foi criada uma segunda arquidiocese no Rio de Janeiro e o País foi dividido em duas províncias eclesiásticas.
A Praça também abriga monumentos e o Memorial das Baianas.
Tem acesso à Rua da Misericórdia e ao Terreiro de Jesus.
A Praça da Sé, em 2002, com a Catedral, ao fundo, e o antigo prédio da Arquidiocese de São Salvador, à esquerda. Esse Palácio Arquiepiscopal foi a sede eclesiástica do Brasil por quase dois séculos, de 1707 a 1892. Foto tomada do local onde ficava o antigo templo da Sé.
A Praça da Sé, em 1960, quando era o principal terminal de ônibus da Cidade.
Fachada original da antiga Sé, no século 18, em reconstituição de Vilhena. O Frontispício, com as torres, foi demolido na segunda metade do século 18, devido a deslizamentos de terra à frente. Foi o mais magnífico templo já construído na América Lusitana.
A Praça da Sé, em 2003. A fonte, no centro da foto, foi inaugurada em 2002. Fabricada pela empresa espanhola Ghesa, movimentada por computador, com 60 jatos de água e focos de luz com 60 cores. É a mais sofisticada desse gênero no Brasil.
Nesta fotografia aérea, de 1923, vê-se os antigos prédios na área que se tornaria a Praça da Sé, após 1933. O templo da antiga Sé Primacial, a primeira catedral do Brasil, está sem as suas torres e o frontispício alterado, em relação ao magnífico templo original do século 18.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |