Igreja e Convento de São Francisco
Os franciscanos foram os primeiros missionários do Brasil. Realizaram as primeiras missas em Porto Seguro, onde foi construída a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, em 1503, a primeira igreja do Brasil. O primitivo povoado de Porto Seguro, o primeiro do Brasil com a participação de europeus, contava com dois padres franciscanos e foi massacrado pelos índios em 1505.
Em 1584, com o Brasil sob domínio espanhol, foi instituída a Custódia de Santo Antônio do Brasil, com autorização para fundar conventos no Brasil. Os franciscanos desembarcaram em Olinda, em 12 de abril de 1585, e, no mesmo ano, fundaram lá o Convento de Nossa Senhora das Neves. Essa Custódia estava subordinada à província franciscana de mesmo nome em Portugal. Em 1657, a Custódia de Pernambuco foi elevada à condição de província. Em 1675, foi criada a Província da Imaculada Conceição, no Sul do Brasil.
O segundo convento franciscano do Brasil foi fundado em Salvador, em 1587. A primeira Igreja de São Francisco, na Cidade, começou a ser construída, no mesmo ano, pelo frei Antônio da Ilha. Era uma pequena e modesta capela. Quatro anos depois foram iniciadas as obras de um convento próximo.
O convento atual foi construído a partir de 1686. Em 1708, começou a construção da igreja atual, em estilo barroco, concluída 40 anos depois.
O interior da Igreja é de uma beleza rara, todo em uma deslumbrante talha dourada e imagens policromadas de mestres santeiros baianos, obras primas da arte sacra. Tem bastante jacarandá esculpido e duas pias de pedra, doadas por D. João V, rei de Portugal. Também de grande beleza são os púlpitos e o teto, com várias pinturas sacras. Os grandes painéis de azulejos são do século 18 e retratam passagens bíblicas,
Ainda de grande valor artístico, são as imagens de São Pedro de Alcântara, São Benedito, São José, Coração de Jesus, Santo Antônio e São Francisco de Assis no altar-mor. No lado esquerdo, destacam-se as imagens de N. S. da Conceição, N. S. da Glória, N. S. da Piedade, N. S. de Santana, Santa Luzia e São Domingos.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Acima, o majestoso altar-mor da Igreja, em talha dourada, e o conjunto escultórico A visão de São Francisco, do escultor baiano Pedro Ferreira.
Embaixo, o teto do templo (clique para ampliar).
A Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador.
Interior da Igreja, todo em talha em ouro, ricamente decorado.
Igreja e Convento de São Francisco