Lar Franciscano
O Lar Franciscano Santa Izabel foi fundado, em 1848, por membros da Ordem Terceira de São Francisco. Chamava-se Casa de Asylo de Santa Izabel e buscava dar abrigo aos membros idosos da Ordem, como faz ainda hoje.
Suas origens remontam à fundação de um hospital pela Ordem, em 1806, que foi transformado em asilo para idosos. Existia a ideia de se construir esse hospital já no século 17, quando testamentos da época registraram doações para a sua edificação.
A construção do conjunto arquitetônico atual, em estilo neoclássico, foi iniciada em 1848 e inaugurada em 1860, incluindo a primitiva Capela de Santa Izabel.
A planta é do tenente coronel do Corpo de Engenheiros Militares do Império João Bloem. Possui 75 quartos e mais de 100 janelas. No início do século 20, as instalações foram reformadas e ampliadas. Obras foram concluídas em 1914 e novas reformas foram feitas em 1933, com a instalação de uma biblioteca e a construção de uma nova Capela.
Hoje, com a denominação de Lar Franciscano, cabe às irmãs franciscanas hospitaleiras, desde 1932, zelar pela instituição e cuidar dos idosos. O acesso principal é feito pela rua Jogo do Lourenço, bairro da Saúde.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Acima, fachada principal do Lar Franciscano, voltada para a Baixa dos Sapateiros, como vista do Pelourinho.
O nome da instituição foi mudado de Asylo Santa Izabel para Lar Franciscano Sta. Izabel.
Acima, o salão nobre, do Lar Franciscano, remodelado em 1933, com mobiliário de jacarandá, doado em 1879 (fotografia publicada na obra Polyanthéia - Comemoração do 3º Centenário da fundação na Bahia da V.O. 3ª da Penitencia do N.S.P. S. Francisco de Assis 1635 - 1935).
Embaixo, fachada do Asylo em foto publicada em 1935 (mesma fonte acima). A bela escadaria começou a ser construída em 1901 e foi concluída em 1914. Em 1903, foram doadas quatro esculturas de mármore, de 1,7m cada, representando as estações, para adornar a escadaria (foram retiradas posteriormente).
Interior da Capela Santa Izabel, em 2014. O painel de madeira cobre o espaço do altar original e seus arcos, em estilo neoclássico. O tamanho da Capela foi reduzido.
Pátio interior do Lar Franciscano: Praça da Paz.
Por Jonildo Bacelar