Igreja e Convento de N. S. da Soledade
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
A primitiva capela de Nossa Senhora da Soledade foi construída em época desconhecida, mas sabe-se que já existia em 1711. Foi erguida por particulares e era administrada por uma confraria, quando a região era conhecida por Queimado. De acordo com Accioli, a dedicação dessa capela à N.S. da Soledade deveu-se à descoberta de uma verônica em seus alicerces, durante sua construção, e que tinha, de um lado, esculpida a imagem de N.S. da Piedade e, do outro, a de N.S. da Soledade.
Em 1736, chegou à Bahia o padre jesuíta Gabriel Malagrida com a missão de fundar um recolhimento para mulheres jovens. A confraria, que tomava conta da capela, cedeu um terreno em anexo. Malagrida iniciou a construção do recolhimento da regra de Santa Ângela de Bréscia. O Convento de Nossa Senhora da Soledade foi inaugurado em 28 de outubro de 1739. A confraria perdeu, sob protestos, a posse da capela, passada para o Convento.
Inicialmente, o conjunto incluía um recolhimento para donzelas pobres e uma casa religiosa da Ordem das Ursulinas do Sagrado Coração de Jesus.
A Igreja possui nave única, corredores laterais e sacristia. A torre, recuada, é do século 18. A fachada atual, em estilo rococó, é provavelmente do século 19, com algumas modificações do século 20. Existe também um santuário fora da Igreja.
O conjunto arquitetônico tem muito em comum com os dos conventos do Desterro, Lapa e antiga Mercês. Fica no alto da Ladeira da Soledade. A vizinhança inclui alguns sobrados do século 19 e fica próxima à Lapinha. Ao fundo do Convento, ficam as áreas verdes do Vale do Queimado.
O Colégio Nossa Senhora da Soledade, dirigido pelas Ursulinas, instituiu o curso primário em 1896. Atualmente inclui educação infantil, fundamental e médio. As instalações foram ampliadas no século 20.
A Igreja da Soledade vista do Largo da Soledade, em 2012.
Mais Soledade antiga ►
(Ampliar)
Arquitetura externa do Convento, lado da Ladeira da Soledade, em 2013.
Acima, o santuário em estilo de gruta. Embaixo, detalhe da antiga arquitetura interna do Colégio (divulgação).
Embaixo, o belo altar da Igreja (divulgação).
Acima, o Convento visto da Estrada da Rainha, no início do século 20, em postal colorizado. Posteriormente, houve uma ampliação das instalações do Colégio.
Embaixo, missa na Igreja da Soledade (divulgação).
Igreja e Convento de N. S. da Soledade