Chafariz da Cabocla
Este belo chafariz teve seu projeto aprovado em 10 de fevereiro de 1854, pelo Governo da Bahia. Foi inaugurado em 8 de dezembro de 1856, na Praça da Piedade, junto com outros chafarizes do Sistema do Queimado. Já estava instalado em maio daquele ano. Os chafarizes do Queimado começaram a ser montados em 1855.
O tema é uma homenagem da Companhia do Queimado à Independência da Bahia, em Dois de Julho de 1823, e serviu de inspiração para o Monumento do Campo Grande, inaugurado em 1895.
Foi feito na Itália, em mármore de Carrara. Tem 5,6 metros de altura e circunferência de 4,4 m. No topo, uma alegoria de uma cabocla atacando uma hidra, que representa o Império Português.
Esse chafariz foi retirado da Piedade no início do século 20, após a construção da Avenida Sete de Setembro, e instalado no Largo Dois de Julho, a poucos metros do local do antigo chafariz que lá existia. Nos anos 1960, foi relocado para a antiga Praça dos Reis Católicos. Em 1982, foi instalado no Largo dos Aflitos, onde se encontra.
◄ Aflitos
Este é o projeto do Chafariz da Cabocla (imagem adaptada do livro de Marisa Vianna, "...vou pra Bahia" - 2004).
Note o texto ao lado, com a aprovação do Palácio do Governo da Bahia, em 10 de fevereiro de 1854.
Este é o primeiro registro conhecido do Chafariz da Cabocla, em litografia de Louis Aubrun, com base em fotografia de Victor Frond, de cerca de 1858.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Foto Tereza Torres