Capela de Nossa Senhora da Piedade

A primitiva Capela do Campo Santo foi construída junto com o Cemitério do Campo Santo, em 1836, mas foi destruída no movimento conhecido como a Cemiterada, que buscava o retorno aos sepultamentos nas igrejas, proibidos em 1835, por questões sanitárias.

Em 1839, a Santa Casa de Misericórdia passou a administrar o Campo Santo. Em 1841, o Cemitério e a Capela foram reconstruídos.

A atual Capela de Nossa Senhora da Piedade, a terceira edificada no local, teve sua construção iniciada em novembro de 1870 e foi inaugurada em 7 de junho de 1874. O projeto, em estilo neogótico, é do arquiteto Carlos Croezy, que também fez o projeto do Hospital Santa Izabel.

Fica no Campo Santo, bairro da Federação.

 

Acima, missa na Capela do Campo Santo, cerca de 2012. Embaixo, ilustração da antiga capela, em 1871, de autor não identificado (publicada no livro A Bahia de Castro Alves de W. Mattos, 1948). Note que a fachada é diferente da atual. Trata-se provavelmente da capela reconstruída em 1841.

 

Campo Santo

 

 

Arquitetura interior

 

Interior da Capela de Nossa Senhora da Piedade.

 

Capela Piedade

 

Arquitetura capela

 

Mais Capela de São Cristóvão dos Lázaros

 

Arquitetura

 

Embaixo, uma fotografia da Capela do Campo Santo, tirada pelo suíço Wilhelm Gaensly, entre 1870 e 1880 (acervo da Biblioteca Nacional), que tem sido erroneamente identificada como sendo da Capela Anglicana do Campo Grande (informação corrigida após contribuição de Mônica Schramm, em 2019). Note que a bela decoração do teto foi coberta por novas pinturas.

 

Capela antiga

 

Parte detrás da Capela.

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Capelas baianas.

 

Fachada da Capela atual.

 

Igrejas de Salvador

 

Porta entrada

 

 

Capela Campo Santo

 

 

Igrejas Salvador

 

 

 

 

 

Divulgação