Instituto Feminino da Bahia

O Instituto Feminino da Bahia foi inaugurado em 05 de outubro de 1923, como uma instituição filantrópica voltada para a educação e o desenvolvimento de mulheres, no convívio social: obra de proteção à moça que trabalha. Seus fundadores eram Henriqueta Martins Catharino (1886-1969) e Monsenhor Flaviano Osório Pimentel, falecido em 1933.

Na época, chamava-se Casa São Vicente e funcionava em um casarão no Terreiro de Jesus, no ano seguinte transferiu-se para a Piedade e, depois, para o Rosário. Na Biblioteca da Casa funcionava o Programa da Boa Leitura e cursos de curta duração eram ministrados para mulheres, como datilografia, francês e inglês.

 

 

Capela Se

 

Em 1929, passou a se chamar Instituto Feminino da Bahia, com cursos formais de contabilidade, secretariado e ginasial.

A quarta sede, e atual, foi construída no local do antigo Teatro Polyteama, destruído em um incêndio e adquirido por Henriqueta Catharino, em 1937. O prédio, em estilo eclético, foi inaugurado em 29 de março de 1939. Possui cinco pavimentos e 5 mil m² de área construída.

Em 1950, tornou-se a Fundação Instituto Feminino da Bahia.

Nessa sede funciona atualmente a Capela, o Museu Henriqueta Catharino (decoração), o Museu do Traje e do Textil, o Museu de Arte Popular, a Biblioteca Marieta Alves, com mais de 80 mil títulos, um auditório e o Café Brechó. O acervo total conta com mais de 15 mil peças. Alguns espaços podem ser alugadas para eventos.

Fica no Politeama. Site oficial: www.institutofeminino.org.br

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios do Estado da  Bahia

 

Instituto Feminino

 

Acima, o maior patrimônio do Instituto Feminino é a Capela do Divino Espírito Santo. Era uma das capelas barrocas da antiga Sé Primacial do Brasil, demolida em 1933, e que foi reconstruída no Instituto. Parte dos adornos foram reconstituídos ou são posteriores à Sé.

Mais: a antiga Igreja do Espírito Santo do Pilar

 

Museus de Salvador

 

O Instituto Feminino, com faixa de comemoração de seus 90 anos de fundação.

 

Museu Henriqueta Martins Catharino

 

 

Biblioteca

 

 

Fotografia antiga da Biblioteca do Instituto.

 

Instituto Feminino da Bahia

 

 

 

 

Museus de Salvador

 

 

 

Divulgação