Museus Salvador

 

Em vários aspectos, a Bahia pode ser considerada um museu, em si. O Brasil descoberto pelos pelos europeus nasceu aqui. Aqui também nasceu o samba, a capoeira e muitas outras contribuições para a cultura e o folclore brasileiro.

Salvador foi a primeira cidade da América Lusitana, em 1549, e primeira sede do governo brasileiro. Foi a sede provincial dos jesuítas, que fundaram aqui, a primeira universidade do Brasil. Foi também a capital eclesiástica do Brasil até 1892.

Salvador guarda imenso patrimônio histórico e cultural. Até o início do século 19, a Bahia era a mais rica capitania do Império Lusitano e Salvador, a segunda maior cidade, atrás apenas de Lisboa.

Mais: Cultura e História da Bahia

 

Santa Casa da Misericórdia

 

O Museu da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no Centro Histórico, sempre cheio de turistas.

A primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil foi fundada em Porto Seguro, onde o Brasil foi descoberto. Esse pioneirismo foi registrado em carta do rei Dom João V, revelada pelo baianista Carlos Ott, que também demonstrou que a Santa Casa de Salvador foi fundada junto com a Cidade, em 1549. A Irmandade chegou com Thomé de Souza.

Em 1833, o antigo hospital foi transferido para as antigas instalações dos jesuítas, no Terreiro de Jesus. Em 1893, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel, da Irmandade.

As antigas instalações da Irmandade, na Misericórdia (foto acima), transformaram-se em um dos mais importantes museus do Brasil, com acervo de imenso valor histórico e artístico. Abriga também o carro mais antigo do País, adquirido, em 1900, pela família Lanat.

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo.

 

Centro Histórico

 

Passeios turisticos

 

Parque Queimado

 

Turismo em Salvador

 

Chafariz

 

Monumentos

 

 

 

Museu Rodin

 

Igrejas Bahia

 

 

Museus Bahia

 

 

 

 

 

 

Almir Santos