Palacete das Artes
Museu Rodin da Bahia
O Museu Rodin da Bahia está instalado no Palacete que pertenceu ao Comendador Bernardo Martins Catharino, concluído em 1912. Em 2006, o Palacete passou a abrigar o Museu Rodin da Bahia, filiado ao Musée Rodin da França.
Em 1982, o Palacete foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e passou a abrigar a Secretaria Estadual da Educação e Cultura. Em 2003, foi destinado a ser o Palacete das Artes, sofrendo uma restauração e ampliação. Nos jardins foram colocadas quatro peças do escultor Auguste Rodin, adquiridas através de um acordo de cooperação cultural com o Museu Rodin de Paris.
Além das peças de decoração e de 62 esculturas em gesso de Auguste Rodin, o Museu abriga espaços para exposições temporárias, sala de cinema, um café-bar, um núcleo educativo e uma loja para venda de publicações sobre artes e história da Bahia.
Fica na Rua da Graça, 289, Bairro da Graça, em Salvador.
Acima, O Pensador. Embaixo, O Beijo (fotos R. Barreto).
Acima, uma das obras de Rodin expostas no Museu.
Embaixo, vista de parte dos jardins e do Palacete (divulgação).
O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, na Rua da Graça, onde está instalado o Museu Rodin.
Este Palacete de quatro pavimentos foi concluído em 1912, com projeto do arquiteto italiano Rossi Baptista, em estilo eclético. Baptista chegou em Salvador, em 1911, e projetou vários casarões da Cidade. Além de refinada decoração, o Palacete conta com um elevador da época de sua construção, um dos primeiros elevadores residenciais do Brasil.
Bernardo Martins Catharino (1861-1944) era português e chegou no Brasil, em 1875. Foi um importante industrial e filantropo. Recebeu de D. Pedro II o título de Comendador da Ordem da Rosa. Sua filha Henriqueta Martins Catharino (1886-1969) fundou o Instituto Feminino da Bahia.
Mais: De Vila Catharino a Museu Rodin Bahia, por Kátia Fraga Jordan.
Copyright © Guia Geográfico - Salvador Turismo |
Palacete das Artes
Rita Barreto
Manu Dias